Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Benefícios Fiscais concedidos pelo Estão do Paraná no cenário de Pandemia

    há 4 anos

    O governo do Estado do Paraná instituiu, nos últimos dias, uma série de benefícios fiscais quanto à utilização de créditos de ICMS, principal tributo de competência estadual. Essas medidas visam a incentivar a atividade empresarial no estado, diante do momento atípico causado pelo cenário de pandemia do coronavírus.

    Pelo teor do Decreto 5.369/2020, as empresas que tenham créditos próprios acumulados ou recebidos de terceiros homologados no sistema SISCRED, agora podem usá-los para quitar débitos tributários de ICMS, inclusive juros e multas. Isso vale a totalidade das dívidas inscritas até 2017. As dívidas de ICMS inscritas no ano de 2017 só podem ser adimplidas com créditos em até 90% (o restante deve ser pago em dinheiro) enquanto as dívidas relativas a 2018, até o montante de 80%.

    Também foi homologado o Decreto 5.370/2020 que aumenta em $ 250 milhões o limite global anual no estado de créditos que podem ser utilizados pelo SISCRED, beneficiando a aquisição de bens (salvo veículos produzidos em outros estados), mercadorias, energia elétrica e serviços de comunicação e transportes.

    Já o Decreto 5.371/2020 permite que os contribuintes credenciados no programa “Conta investimento” utilizem créditos acumulados de ICMS, via sistema SISCRED, como forma de pagamentos em aquisições de bens do ativo imobilizado e material destinado a obra de construção civil, observando-se o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) de cada cidade.

    Em um panorama geral, são importantes flexibilizações no tocante ao sistema SISCRED, que beneficiam amplamente às atividades empresariais no Paraná.

    FONTE: https://www.arinternet.pr.gov.br/portalsefa/_l_downloadlegislacao2.asp?eTpDoc=0&eTpPer=5&eTp...

    • Sobre o autorConectando o Direito a Resultados
    • Publicações86
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/beneficios-fiscais-concedidos-pelo-estao-do-parana-no-cenario-de-pandemia/914307883

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)