Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STJ: apuração de haveres na dissolução parcial de sociedade por prazo indeterminado deve respeitar prazo de 60 dias.

há 5 anos

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que a data-base para apuração de haveres devidos a sócio retirante, em caso de dissolução parcial de sociedade limitada de prazo indeterminado, deve respeitar o prazo de 60 dias, conforme prevê o caput do artigo 1.029 do Código Civil.

Em primeira instância, a sentença julgou procedente o pedido para decretar a dissolução parcial da sociedade, com a retirada dos sócios, a partir do trânsito em julgado da sentença, devendo a apuração de haveres ocorrer por meio de liquidação especial.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu parcial provimento à apelação interposta pelos sócios remanescentes para determinar que o valor, a que fazem jus os sócios retirantes, deve ser calculado com base no momento em que eles quiseram deixar a sociedade, ou seja, 60 dias após a notificação.

No STJ, os sócios retirantes pediram a reforma do acórdão do TJMG, alegando que a data para apuração dos haveres deveria ser aquela em que foi recebida a notificação acerca da intenção de saída, e não 60 dias após tal fato.

Segundo a ministra Nancy Andrighi, relatora, quando se trata de sociedade por prazo indeterminado, o direito de retirada pode ser exercido mediante simples notificação, desde que respeitado o prazo mínimo de 60 dias para sua efetivação, conforme o artigo 1.029 do CC.

Leia mais em: http://bbmadvocacia.com.br/2019/05/28/stj-apuracao-de-haveres-na-dissolucao-parcial-de-sociedade-por-prazo-indeterminado-deve-respeitar-prazo-de-60-dias/

  • Sobre o autorConectando o Direito a Resultados
  • Publicações86
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações548
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-apuracao-de-haveres-na-dissolucao-parcial-de-sociedade-por-prazo-indeterminado-deve-respeitar-prazo-de-60-dias/714216216

Informações relacionadas

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 meses

Apuração de haveres: como funciona no caso de dissolução parcial de sociedade?

Apuração de haveres de sociedade limitada deve ocorrer fora do inventário em caso de disputa entre herdeiros

Wander Fernandes, Advogado
Artigoshá 2 anos

Ao não partilhar bens ao se separar, cônjuge pode perdê-los, por usucapião, para o ex que ficou na posse.

Luiz Fernando Ingles, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Agravo de instrumento com pedido liminar

Advocacia Digital, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Apuração de Haveres

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não é válido esse raciocínio. Aguardar 60 dias da data das notificações pode a permitir aos sócios remanescentes fraudar o sócio retirante como, por exemplo, dilapidando o patrimônio nesse prazo, promovendo administração ruinosa e criando dívidas, falsas ou reais, para diminuir o valor do patrimônio líquido e prejudicar o retirante.
A norma deve ser entendida como a data do recebimento das notificações pois, a partir de então, o sócio retirante não mais participa da sociedade. É nessa data que incide a base de cálculo para a apuração dos haveres, e não sessenta (60) dias depois. continuar lendo