Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Receita decide que intermitente deve pagar INSS sobre férias.

há 5 anos

A Receita Federal decidiu nesta segunda-feira (21/01) que a contribuição para o INSS de trabalhadores intermitentes — aqueles contratados por dias ou horas — deve incidir também sobre o valor das férias.

As regras para o trabalho intermitente foram criadas com a reforma trabalhista. A nova lei, em vigor desde 2017, prevê que empregados sejam pagos logo após a conclusão de um serviço prestado. Isso inclui salário e benefícios, como décimo terceiro e férias, acrescidas de um terço.

Empregadores tinham dúvida sobre como proceder, porque, no novo tipo de contrato, as férias são pagas de forma antecipada. Assim, poderiam ser consideradas indenização — isenta de contribuição previdenciária.

De acordo com a Solução de Consulta nº 17, publicada no Diário Oficial da União de 21/01 pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit) da Receita Federal, o cálculo da contribuição previdenciária dos contratos de trabalho intermitente deve incluir os valores de férias e terço constitucional. A norma tem efeito vinculante para os fiscais do país.

Assim, o Fisco entende que o intermitente tem direito a gozar as férias, como determinado pela reforma trabalhista que o empregado, ao fim de 12 meses de contrato, tem este direito. Ou seja, o dinheiro antecipado está atrelado ao descanso remunerado, mesmo que tenha sido pago antes.

Portanto, na solução de consulta, a Receita equipara esse tipo de contrato, para fins de contribuição previdenciária, ao modelo tradicional da CLT. “A tributação das férias e do seu adicional constitucional é expressamente prevista no artigo 214, parágrafos 4º e 14º, do Decreto nº 3.048, de 1999”, enfatiza no texto.

A discussão sobre o assunto é antiga e acirrada entre o Fisco e os contribuintes, e a decisão deixou pontas soltas. Não ficou claro sobre o que acontece com a contribuição previdenciária paga ao trabalhador que for demitido antes de gozar as férias a que tem direito. Nesse caso, o dinheiro antecipado se tornaria, na prática, indenização. E, assim, seria necessário compensar as contribuições à Previdência, tanto do empregado como do empregador.

A indefinição é mais uma das incertezas sobre as regras do contrato intermitente, que chegou a ser regulamentado com mais detalhes por meio de uma medida provisória que alterava a reforma trabalhista. O texto acabou não sendo votado e caducou, deixando várias dúvidas.

Notícia publicada em <http://bbmadvocacia.com.br/2019/01/24/receita-decide-que-intermitente-deve-pagar-inss-sobre-ferias/>, na data de 24/01/2019.

Fontes: https://oglobo.globo.com/economia/receita-decide-que-intermitente-deve-pagar-inss-sobre-ferias-23390434

https://www.valor.com.br/legislacao/6073961/fisco-pública-orientacao-sobre-trabalho-intermitente

  • Sobre o autorConectando o Direito a Resultados
  • Publicações86
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1370
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-decide-que-intermitente-deve-pagar-inss-sobre-ferias/700751507

Informações relacionadas

Gustavo Vidal, Advogado
Artigoshá 4 anos

Trabalho Intermitente: Consequências Previdenciárias da Reforma Trabalhista

Natalia Piccolo, Advogado
Artigoshá 6 anos

Tudo sobre o Contrato de Trabalho Intermitente

Raul Gil Salvador Ferreira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Trabalhador intermitente tem direito aos benefícios do INSS?

Érico Santos, Magistrado
Artigoshá 4 anos

O novo limbo previdenciário do trabalho intermitente

Inventariando e Partilha, Advogado
Artigosano passado

Qual o momento para pagar o ITCMD no inventário extrajudicial? E no inventário judicial?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)