Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

STF decide pela licitude da terceirização em todas as atividades empresariais.

há 6 anos

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu na quinta-feira, 30/08 o julgamento sobre a questão da terceirização da atividade fim das empresas. Por sete votos a quatro, a Corte considerou lícita a terceirização entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas. Ou seja, é constitucional o emprego de terceirizados na atividades-fim das empresas.

Apesar de haver previsão quanto a esta possibilidade, havia um impasse em relação a 4 mil ações anteriores à lei da reforma trabalhista (13.467/2017) e da terceirização (13.429/2017) que questionavam entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em vigor desde 2011, segundo o qual era proibido terceirizar a atividade-fim.

A ´partir de agora, as decisões deverão se pautar na tese aprovada pelo Supremo:

“É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho em pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, revelando-se inconstitucionais os incisos I, III, IV e VI da Súmula 331 do TST”.

Para a maioria dos Ministros do STF a opção pela terceirização é um direito da empresa, que pode escolher o melhor modelo de negócio para a empresa respeitando ao princípio constitucional da livre iniciativa. Ainda, entenderam que a terceirização não precariza direitos trabalhistas e o princípio constitucional da livre concorrência não permite a imposição de restrições para as empresas decidirem a forma de contratação de seus funcionários.

A decisão do Supremo foi tomada no julgamento de duas ações apresentadas por entidades representativas dos empresários e que pediam a derrubada das decisões do TST que proibiam a terceirização das atividades-fim. No julgamento um entendimento do TST foi mantido pelo STF, o de que a empresa que terceirizar será responsável subisidária em caso de não pagamento de direitos trabalhistas pela empresa fornecedora de mão de obra.

Importante observar que o Supremo ainda proferiu que a decisão vale apenas para casos que tramitam atualmente na justiça e que ainda estão pendentes de decisão ou recurso. Assim, o novo entendimento não permitirá a reabertura de processos que já transitam em julgado.

O resultado do julgamento não provoca efeito direto na lei que permite a terceirização, em vigor desde o ano passado. Mas a decisão do Supremo pode ser um indicativo de como o tribunal vai se posicionar em ações contra a terceirização.

Acesse: http://bbmadvocacia.com.br/2018/08/31/stf-decide-queelicitaaterceirizacao-em-todas-as-atividades-empresariais/

Siga-nos:

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/11431280/admin/updates/

Instagram: @bbmadv

Facebook: https://www.facebook.com/bbmassociados





Fontes: http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=388315

http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=388429

https://g1.globo.com/política/noticia/2018/08/30/maioria-do-stf-votaafavor-de-autorizar-terceirizacao-da-atividades-fim.ghtml

https://jotainfo.jusbrasil.com.br/noticias/619581349/stf-declara-constitucionalaterceirizacao-das-atividades-meioefim-das-empresas?ref=serp

  • Sobre o autorConectando o Direito a Resultados
  • Publicações86
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações123
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-pela-licitude-da-terceirizacao-em-todas-as-atividades-empresariais/620159511

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)